CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA PARA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE RISCO ENVOLVENDO SERVIDORES PÚBLICOS, DISCENTES E EMPREGADOS DA LIMPEZA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFVJM/DIAMANTINA

Autores

  • Anna Catharina Vieira Armond Programa de Pós-graduação em Odontologia UFVJM/Diamantina - MG
  • Patrícia Furtado Gonçalves
  • Olga Dumond Flecha
  • Dhelfeson Willya Douglas de Oliveira
  • Fábio Coelho Sampaio
  • Saulo Gabriel Moreira Falci

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v3i2.4

Palavras-chave:

Odontologia legal, biossegurança, riscos ambientais

Resumo

Introdução: Biossegurança é um tema fundamental na odontologia considerando os procedimentos em que o profissional e a equipe de trabalho entram em contato com secreções da cavidade oral, potencialmente contaminantes. Objetivo: Avaliar o conhecimento de biossegurança dos servidores, discentes e empregados da limpeza responsáveis pelas clínicas e laboratórios do curso de Odontologia da UFVJM. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando quatro questionários validados, um para cada grupo-alvo dos envolvidos. Resultados: No total, foram avaliados questionários respondidos por 156 discentes, 17 técnicos, 19 docentes e 7 empregados da limpeza. Observa-se que 84,2% dos docentes abordam o tema biossegurança, entretanto, 31,6% dos docentes consideram que os alunos não são conscientes sobre biossegurança. 42,9% dos funcionários da limpeza não sabem o que é biossegurança, 100% não receberam nenhuma capacitação e gostariam de receber mais informações. Dentre os técnicos do Departamento de Odontologia, 64,7% não receberam treinamento prévio e somente 11,8% recebem treinamento periódico para prevenção de acidentes. Dentre os discentes, 48,7% consideram que o ensino é insuficiente para uma prática clínica segura, 17,9% não usam EPI completo, 55,8% dos alunos não saberiam se portar diante a um acidente com material contaminado, apesar de 25,6% relatarem que já sofreram algum acidente. Conclusão: A abordagem pedagógica sobre biossegurança no curso de Odontologia deve ser revista para capacitar melhor os alunos e diminuir a distância entre o conhecimento teórico e a prática. É necessário investir em capacitação de toda a equipe de profissionais envolvidos no curso de Odontologia.

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Publicado

2016-07-04

Edição

Seção

Artigo original