USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO TRIDIMENSIONAL NA RUGOSCOPIA PALATINA

Autores

  • Graziela Santos de Oliveira Graduada em Odontologia e Pós-Graduada em Odontologia Legal pela Uningá, Lauro de Freitas-BA, Brasil
  • Jeidson Antônio Moraes Marques Doutorado em Odontologia Preventiva e Saúde pela FOA/ UNESP e Pós-Doutorando em Medicina Dentária Forense pela Universidade de Coimbra-Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v2i2.34

Palavras-chave:

Impressão Tridimensional, Odontologia Legal, Rugoscopia Palatina.

Resumo

A Rugoscopia Palatina é um processo pelo qual se pode obter a identificação humana. As rugas palatinas se encontram na parte anterior do palato e correspondem aos requisitos para aplicação na identificação humana. Além das técnicas tradicionais, hoje, com o aprimoramento da tecnologia digital, já é possível também obter as rugas através da digitalização 3D. E mais, utilizar a impressão 3D de modelos de estudos computadorizados e aplicar nas técnicas periciais. Diante disso, o trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade das rugas palatinas nos modelos impressos em 3D e o potencial uso em perícias forenses. Foram selecionados quatro modelos do arco superior para digitalização em 3D com uso de um tomógrafo computadorizado de feixe cônico (i-CAT). Estes foram exportados para o programa InVesalius, depois MeshLab e por último o software Repetier-Host. Os modelos obtidos foram nas cores: amarelo, verde e cinza – plástico ABS e; incolor – plástico PLA. O modelo amarelo recebeu acabamento com acetona PA e o verde com líquido acrílico. Os demais modelos não receberam acabamento com produtos químicos. Para análise das rugas palatinas foram utilizados três critérios: primeiro - que o avaliador utilizasse o tipo de classificação de Ubaldo Carrea; segundo - comparar o grau de nitidez das rugas entre os modelos impressos e; terceiro - comparar a qualidade de lisura entre os modelos. O modelo amarelo apresentou-se com lisura superficial maior quando comparado ao verde, no entanto, a nitidez para avaliação das rugas foi melhor no modelo verde. Concluiu-se que a tecnologia tridimensional pode ser usada na análise das rugas palatinas no âmbito forense, pois as alterações sofridas durante a digitalização e impressão dos modelos são mínimas. Deve-se ficar atento ao material plástico e o pós-processamento do modelo impresso com produtos químicos. 

Downloads

Edição

Seção

Artigo original