PUBLICIDADE ODONTOLÓGICA NA INTERNET: OS SITES DE COMPRA COLETIVA

Autores

  • Wender Henrique Teles de Oliveira
  • Mauro Machado do Prado
  • Rhonan Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v1i1.10

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo descritivo-analítico de publicidades odontológicas veiculadas em sites de compra coletiva, com o objetivo de classificar as publicidades de acordo com região, estado e tipos de produtos e serviços ofertados, e confrontar a forma e o conteúdo de sua divulgação com os preceitos éticos e legais vigentes. Fez-se revisão de literatura e emprego da Técnica da Análise de Conteúdo quando da interpretação de cada publicidade componente da amostra e das proposições emanadas de corpo de normas éticas e legais direta ou indiretamente relacionadas à regulamentação da Odontologia no Brasil. A região Sudeste apresentou a maior quantidade total de ofertas (68,30%), seguida pelas regiões Nordeste (10,97%) e Sul (10,36%); o estado de São Paulo apresentou um maior número de ofertas (44,51%), seguido pelo Rio de Janeiro (18,29%) e Minas Gerais (5,48%); quanto aos serviços ofertados, as promoções ofereceram, principalmente, clareamento dental, profilaxia/limpeza, avaliação odontológica e aplicação de flúor; em relação aos produtos, foram ofertados gel clareador e Plano de Saúde. Identificou-se que as publicidades analisadas violam os preceitos éticos vigentes, a legislação que regulamenta a Odontologia no país e as normas consumeristas, implicando em concorrência desleal e prática comercial de risco para a saúde da população. 

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigo original